O que visitei em Paris

Paris foi maravilhoso. 
A cidade é enorme cheias de prédios altos bonitos e bem tratados. Há comércio até dizer chega e infelizmente muita pobreza, demasiada. Nunca tinha visto tantas crianças sem abrigo pequeninas, de 100 em 100 metros sentíamos o coração quebrar por termos tanto e ali aquelas pessoas não terem nada. 
Os preços são exorbitantes comparando com Londres, qualquer bebida começava na módica quantia de 3 euros, o café rondava os 2.5. Uma refeição banal de crepes ia até aos 70. Pagámos 18 euros por duas fatias de bolo, um roubo. 
Ao contrário do que eu pensava que ia haver restaurantes de pôr água na boca em cada esquina tal não se verificou, logo na 2ª noite ponderei seriamente ir ao MacDonalds tal era o desconsolo. Não fui e, ao 3º dia lá começamos a ter mais sorte. Os crepes salgados de farinha sarracena são deliciosos!!!
O nosso hotel era mesmo junto à Gare do Norte e diria que a zona era uma espécie de Martim Moniz ou se comparado a Londres, Lewisham. Quando escurecia tinha medo de continuar nas ruas apesar de as lojas estarem abertas até tarde e não nos ter acontecido nenhuma situação estranha. 
Por acidente demos com o bairro indiano e o africano que ficam lado a lado. Também percorremos China Town lá do sítio que fica dentro de uma arcadas e ainda conseguimos jantar num restaurante português, Churrascaria Galo. Ouvimos muito pouco falar português e bastante brasileiro.
Fizemos todas as rotas turísticas a pé à excepção da deslocação para a Torre Eiffel e a Défense. Como o nosso bilhete não era válido para fora da zona 1, na Défense fomos recebidos pelos Picas que nos cobraram 70 euros de multa e me fizeram rogar umas pragas. Caminhámos imenso, parece que vi Paris inteiro a pé e adorei, só assim se conhece bem.
Todas as pessoas falaram inglês connosco sem qualquer problema mas nós tentámos arranhar o francês e não foi bonito...
Estivemos no Marais mas não descobri a casa famosa pelos seus falafel!
O único museu que entrámos foi o da Ciênsia e Indústria mas só visitámos a Cidades das Crianças e o Géode, foi um dia dedicado à Lai e ela adorou. Comprámos bilhete para o museu, Geode e animais bebés e para os 3 foi 70 euros se não me engano, mais a alimentação ficou bem dispendioso mas para fazer 1x na vida valeu a pena. Se fosse agora não pagava dos animais bebés, não vale o dinheiro. Se quiséssemos visitar o museu tínhamos de pagar mais 12 euros por pessoa, coisa que não fizemos. O Géode é um ecrã de 180º onde é projectado um filme, no nosso caso era sobre os ursos polares e o degelo, a Lai adorou e é mais uma daquelas coisa que uma vez basta. O museu fica perto da La Villette que é um local muito interessante de visitar, tem circo, tem parques infantis, tem jardins, tem riacho, tem centro infantil, tem cafés e restaurantes e ainda o Museu da Música. Teria sido uma pena que não tivessemos dedicado um dia a esta área.
Paris foi tão bondoso connosco que apanhámos dias de sol e calor, a Lai andou bem disposta e eu sorri muito com uma cidade tão bonita, tão grandiosa, as avenidas parisienses são fantásticas, até têm uma só de livrarias, senti-me em casa.
Só me apetece puxar uma cadeirinha de verga pedir um café e ficar a ver a banda passar...



P.S: não fui capaz de retirar o sublinhado ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário