Jim, um morador de Isle of Dogs

Há 2 anos e 4 meses que vivo em Londres, mais propriamente em Isle of Dogs. Sempre frequentei o mesmo supermercado, Asda. Ali, na cafetaria/ restaurante numa mesa de quatro lugares, a um canto colocada, ficava o Jim com o seu carro de compras cheios de sacos dos seus pertences e o seu rádio. Nunca o vi sorrir nem falar com ninguém, também nem eu nunca o fiz nem eu passava os dias, ao contrário dele, ali sentada. Várias vezes vi o seu olhar chateado quando a minha filha resolvia espernear ou fazer corridas no café. Como o percebo, as crianças podem ser chatinhas. Sempre me questionei se teria casa, onde dormiria. Nunca  me dispûs a ajudar nem dispensar o meu tempo. Eram aqueles 5 minutos que nos deixam incomodados com o tanto que temos face aos outros mas mal virámos costas vamos para os nossos aquecedores e passa...
Um dia o Jim deixou de estar no Asda e passou a habitar uma paragem de autocarro onde passo várias vezes ao dia desde Setembro. No Asda pelo menos durante o dia sabia que ele estava quente, ali naquela paragem de Island Gardens não havia protecção da chuva, do vento, nada. 
Felizmente não fui só eu que comecei a ficar perturbada com as condições do senhor. Alguém mais motivado que eu criou um grupo para unir esforços para conseguir ajudar o Jim a ter um tecto. Apesar dos esforços do conselho, Jim não queria ir para um abrigo, já lhe tinha dado problemas, preferia ficar pelas ruas, sentia-se mais seguro. Soube depois que o Jim tinha problemas sérios de saúde e diria que ainda não tem 50 anos. Fiquei a saber que é inglês, educado, generoso e grato. A comunidade fez então um peditório e conseguimos juntar mais de 1000libras, o Jim pode instalar-se num hotel local e deixar de dormir ao relento. 
Todo este processo dura há meses e toda a comunidade tem tentado o seu melhor. Mais pessoas começaram a ir ter com o Jim para saber como está, foi partilhado com ele mais refeições quentes e felizmente hoje o Jim pode-se registar no centro de saúde porque finalmente Tem Uma Casa Sua. Falta recheá-la mas estámos cá todos para ajudar, não vai custar nada. 
O passo final é conseguir-lhe um emprego que lhe permita erguer-se e poder por si Viver e ser Feliz. 

Deve haver muitas histórias de sucesso de pessoas que sairam das ruas, esta é a primeira que conheço e muito humildemente me dispûs a fazer parte.

Há dias que mesmo cinzentos o sol brilha mais que nunca!


http://www.wharf.co.uk/news/local-news/isle-dogs-community-raises-1320-12319603

Sem comentários:

Enviar um comentário