Partilhem pf

Silente Sculpture

Hoje vou publicar algo aqui que gostaria que toda a gente fizesse circular visto que é preciso que esta informação chegue aos órgãos de comunicação social.
Eu já mandei vários mails com esta mensagem para tv e Jornais, mas se puderem e souberem mais algum sitio para mandarem esta informação enviem. Na 6-feira vamos ser entrevistados pelo PORTO CANAL antes do concerto por isso vou trazer esta informação á baila. Divulguem esta mensagem como se fosse uma praga, como se este fosse o vosso filho, como se esta mensagem fosse mudar a maneira como as coisas funcionam neste pais. É esse o objectivo desta mensagem. Se és pai e também esperas pelo Implante da tua criança junta-te a nós e vamos fazer barulho para mudar a maneira como as coisas são feitas neste pais.

O meu nome é Nuno e sou pai do Matthew, um menino de 15 meses que nasceu surdo profundo e para que possa ouvir precisa de Implantes cocleares. Eu estou bastante desapontado com a maneira como o processo do meu filho se tem vindo a desenrolar.
O Matthew nasceu em Inglaterra e veio para Portugal com apenas 1 mês. Quando voltamos para Portugal já existia a suspeita de possíveis problemas auditivos.
Ele foi visto num hospital privado onde disseram que os testes eram inconclusivos e teríamos de fazer testes novamente. A consulta foi bastante dispendiosa e então decidimos aguardar pelo sistema nacional de saúde. Tivemos que esperar até dia 5 de junho para que nos dissessem que o Matthew era Surdo e precisava ser transferido para Coimbra onde iria efectuar TAC E Ressonacia Magnética entre outros testes para saber se iria precisar de implantes e se poderia usa-los. Dia 18 de Setembro começou a ser seguido em Coimbra (Hospital dos Covões) e também na Widex que tem um protocolo para emprestar próteses auditivas a pacientes do Hospital para que se possa perceber se conseguem ouvir com a ajuda das próteses ou se precisam mesmo de Implantes. Chamaram-nos em Novembro para fazer a RM e TAC que deveriam ser feitas em simultâneo visto que precisava ser anestesiado para esses exames. No dia anterior falamos com o Hospital por causa de saber o que seria necessário para o TAC e não fomos alertados de nenhum imprevisto. No dia seguinte ao chegar de manha para os exames é nos dito que não será possível fazer o TAC visto que a máquina estaria avariada á algumas semanas. Fizemos então a RM e viemos embora para esperar mais algumas semanas até sermos chamados dia 19 Dezembro para fazer o TAC, tendo o nosso filho de ser submetido a nova anestesia.
Falaram connosco por causa de estarmos presentes a tempo e horas tanto para a RM como para a TAC visto que se nos atrasássemos perderíamos a oportunidade de fazer o exame, e tanto no dia em que fizemos a RM como no dia em que fizemos a TAC tivemos de esperar cerca de 1h pois o anestesista estava atrasado.
Depois disso tivemos que esperar até dia 23 de Janeiro para saber o resultado dos exames e saber se o Matthew é candidato ou não a implante. E apartir de dia 23 ficou então em lista de espera para ser implantado. Algo que não acontecerá no futuro próximo visto que o hospital não tem implantes de momento.

Voltemos atrás...

Desde que foi pedido para o Matthew ser acompanhado por Otorrinolaringologista até sermos vistos em Coimbra passaram cerca de 10meses. Desde que o processo deu inicio em Coimbra já passaram mais 4 meses, vamos a caminho de 5 no dia 13 de Fevereiro.
Para ter as próteses tivemos de pagar um seguro de cerca de 350€ que dura apenas 3 meses, as próteses servem também para estimular o nervo auditivo e é importante usa-las até ser feito o implante. Geralmente 3 meses é o suficiente para que o tratamento seja feito, mas a realidade é que têm existido muitos atrasos.
A questão de ter que ser submetido a duas anestesias para fazer exames que deveriam ser feitos de uma só vez.
O facto de apenas termos entrado para a lista de espera para ser implantado no dia 23 de Janeiro de 2014 quando deveria AUTOMATICAMENTE de ter entrado para a lista apartir do momento em que foi marcada a RM e TAC.
Mais grave de tudo é o facto de agora estar tudo pronto e não existirem implantes.

Foi-nos sugerido falar com a comunicação social, visto que no passado casos deste género se resolvem rapidamente depois de expostos. Á bem pouco tempo uma advogada fez exactamente o mesmo e num curto espaço de tempo chegaram Implantes. 

No meio disto tudo existe uma grande desilusão pois existe um outro problema. O estado apenas comparticipa um dos Implantes, se quisermos o segundo teríamos de pagar 30.000€ num privado. Como pais temos virado o mundo ao contrário para conseguir esse montante em cerca de 2 meses conseguimos já metade do valor final. Podem saber mais sobre isto na página do facebook

Agora mesmo que eu consiga arranjar o valor do segundo implante amanhã nada posso fazer visto que terei de esperar que o primeiro Implante seja feito pelo estado caso contrário não terei direito ao implante do estado. Perguntei se existia a possibilidade de fazer os dois Implantes pelo privado e o estado paga apenas o primeiro e eu pago o segundo, também não é possível. O que mais me magoa é o facto de ser essencial que o Matthew comece a ouvir o quanto antes para que possa desenvolver a fala. Ele é um caso prioritário, mas sem implantes os médicos nada podem fazer. Eu acho graça é que ainda hoje li uma noticia em que o Ministro da Saúde dizia que casos urgentes são atendidos rapidamente. Não é isso que tenho sentido.

Eu espero que esta notícia mereça o vosso interesse, pois os médicos querem trabalhar mas sem a matéria prima, nada podem fazer. Tanto quanto sei o problema dos implantes não é falta de verba, mas sim jogos de interesses, visto que cada vez que eles acabam se lançam novos concursos para comprar mais. Ora eu se tenho um fornecedor de azeite para a minha mercearia, não vou procurar outro fornecedor de cada vez que me acaba o azeite. Vou sim encomendar mais, mas não é isso que acontece. Quer-me parecer que quem toma as decisões está sempre á procura de tentar um negócio melhor e não me parece que isso seja para beneficiar os utentes, pois se fosse o caso estes atrasos não seriam recorrentes e este tipo de problemas não se repetia.

É preciso para com isto e se procurarem bem vão encontrar pelo menos mais 12 pais que estão á frente do Matthew na lista de espera (sem contar com os que ficam para traz) que podem contar as suas próprias peripécias. Acho que isto deve acabar e para isso é necessário que a comunicação social faça a sua parte.

Daqui: https://www.facebook.com/silentesculpture

Sem comentários:

Enviar um comentário