Plano de parto

Nós fizemos um plano de parto com tudo o que gostaríamos que acontecesse no dia.
Levámos o plano e foi lido pelos profissionais que nos acompanharam. No entanto, considero que foi uma péssima opção. Diria que os médicos e demais equipa se sentiram ofendidos com o facto de levarmos um plano agrafado no livro de grávida. 
Notei ao longo das 24h de parto que eles não o souberam interpretar. Quando pedi epidural fui como que gozada porque não era isso que estava no meu plano. Ora bem no plano eu dizia "Só desejo receber epidural se a pedir", ora isto foi compreendido pela equipa como "esta não quer levar, não leva" em vez de "ok, se ela quiser pede-nos, não precisamos sugerir". 
No nosso plano referíamos que não queríamos estagiários presentes, pois a pessoa que me acompanhou na maioria do dia era uma estagiária e sendo que foi a única que se apresentou como tal e nos perguntou se podia ou não acompanhar-nos. Demos-lhe o nosso consentimento apenas a ela mas nas 24h seguintes foi uma roda viva de estagiários no quarto até que o J. se passou falou com a médica competente sobre isso, a partir daí a doutora ficou de trombas e a explicação que nos deu foi "como afinal quiseram epidural pensei que já não estavam a seguir o plano de parto". A minha dúvida é: mas que raio tem os alhos a ver com os bugalhos? 
A certa altura eu estava há horas sem saber se tinha evoluído na dilatação e pedi para ser observada ao que outra enfermeira me responde "no seu plano de parto diz que não quer muitas intervenções daí nós não a analisarmos", eu juro que reli aquilo já várias vezes e gostava de perceber onde está a porra do sítio onde ela foi buscar isso.
Se tiver outro filhos não volto a fazer um plano de parto. Senti que sofri no corpo tê-lo feito, apesar de ter sido esse o conselho dado pela própria Mac. Nessas 24h senti-me mal tratada pela generalidade da equipa. 
O plano também teve coisas boas ou pessoas que souberam ler, ficarei na dúvida... Todos os exames feitos à Lai longe de mim foi-nos perguntado se queríamos assistir e assistimos. 
Acima de tudo acho que durante o trabalho de parto tive uma rotação tão grande nas equipas da Mac que uns olhavam para aquilo, outros levavam o recado dos colegas e aquilo não abonou a meu favor. Vi a coisa tão feia que a certa altura já dizia à médica pode entrar quem quiser estagiário ou não, sei que o meu plano me prejudicou, não entendo é o porquê disso acontecer.
Uma curiosidade do meu parto é que quem o fez foi uma médica que antes de o ser foi minha colega de casa durante um ano em Coimbra, na altura ambas a iniciar a vida académica, hoje ambas crescidas e com os seus diplomas na mão. Ela reconheceu-me e falámos um bom bocado enquanto eu era cosida...

Agradeço às enfermeiras da enfermaria, adorei a sua competência, aprendi imenso nas 48h que lá estive. Demoravam um pouco a aceder aos chamamentos mas devem estar habituadas a que as mães por qualquer coisa as incomodem que já devem ignorar uns minutos antes de respirar fundo e ir aturar as chatas e stressadas puérperas. A minha primeira noite na Mac foi aflitiva, com a miúda em choro constante e tive muito apoio em tudo o que precisei. Acima de tudo notei que se preocupavam com cada paciente e perdiam tempo a conversar connosco para nos animar, nos explicar, nos aliviar o stress.

Sem comentários:

Enviar um comentário