Inda vai nascer em Abril a piquena


Fonte:  http://www.online24.pt/mitos-e-verdades-da-gravidez/

Dez Mitos e Verdades Sobre a Gravidez

Ter azia significa que o(a) bebé vai nascer com muito cabelo

  • Mito. Ter azia ao longo da gravidez não significa que o(a) bebé vai nascer com muito cabelo. As hormonas da gravidez irritam o estômago, por isso há um aumento da azia, especialmente no intervalo das refeições. Nos últimos meses da gravidez, a azia pode aumentar devido ao bebé comprimir o estômago da mãe. Evite refeições com muito condimentos, muito frias ou com muitas gorduras e faças as refeições com calma, mastigando bem os alimentos.

Depois de uma cesariana, não se pode ter um parto normal

  • Mito. O ideal é haver um período de dois anos entre a cesariana e o parto normal, mas passado esse período não há qualquer contra-indicação. Quando a grávida tem um parto por cesariana, o útero é cortado e depois suturado. O intervalo de dois anos é aconselhado para que o útero não se rompa durante as contrações, evitando risco de hemorragia interna.

Não se deve fazer amor durante a gravidez

  • Mito. Se não houver qualquer contra-indicação médica, a grávida pode e deve fazer amor. As relações sexuais não prejudicam o bebé, pois o feto está bem protegido pela bolsa amniótica e pelo líquido nela contido. As relações sexuais muito próximas do nascimento do bebé podem até ajudar a acelerar o trabalho de parto, pois o esperma masculino contém uma substância, a prostaglandina, que estimula as contrações do útero.

A mudança de lua influencia o parto

  • Verdade. Nas fases de lua cheia e lua nova, existe uma força maior para o centro da terra, o que aumenta a pressão pélvica e, consequentemente, as contrações.

A forma da barriga indica o sexo do(a) bebé

  • Mito. A forma da barriga depende do tamanho do bebé, e não do sexo.

As grávidas têm mais calor

  • Verdade. A grávida tem aumento da temperatura basal (temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar, antes de qualquer atividade física), de 0,5 a 1,0 ºC, o que faz com que tenha mais calor do que o habitual. O aumento da temperatura está relacionado com a ação da progesterona, a hormona que a placenta produz.

Se a grávida não comer aquilo que deseja, a criança vai nascer com o cabelo em pé

  • Mito. Esta ideia não passa de uma uma crença popular. Os desejos são causados por hormonas durante a gestação. Não acontece nada ao bebé se a mãe não comer o que deseja.

As grávidas precisam alimentar-se por dois

  • Mito. É natural que a grávida tenha um aumento de apetite devido à ação da progesterona, mas não precisa comer por dois. Deve fazer uma alimentação equilibrada, com pequenas refeições ao longo do dia e beber bastantes líquidos. Não importa a quantidade mas sim a qualidade da alimentação que faz. Lembre-se: grávida não engorda, apenas aumenta de peso!

Ficar sem comer aumenta o enjoo

  • Verdade. O jejum aumenta a náusea e por isso deve fazer pequenas refeições ao longo do dia e fazer sempre uma refeição ligeira antes do deitar.

Amamentar ajuda a queimar calorias

  • Verdade. Mas a perda de peso no pós parto depende também da dieta alimentar da grávida. Deve aumentar a ingestão de líquidos para estimular a produção de leite (2 a 3 litros por dia) e beber sempre que sinta sede, optando por produtos naturais. Além disso a amamentação tem implicações na respiração, dentição e fala da criança, além de promover um vínculo de amor e carinho entre o(a) bebé e a mãe. Procure descansar enquanto o bebé dorme para o seu corpo recuperar mais rapidamente da fadiga acumulada.

Sem comentários:

Enviar um comentário