O peso certo

     Ao longo dos últimos meses apercebi-me em conversas de café, de rua e no curso de Inglês que meio mundo já viu, vê ou deseja ver o "Biggest Loser". Eu vejo sempre que possível. É fantástico os feitos de perda de peso conseguidos no programa.
     O mais interessante é que poucos ficam com as peles todas flácidas. o que acontece sempre que se faz a banda gástrica.
     Sendo eu uma pessoa  que no último ano tem andado a tentar perder peso para ser mais saudável, ver o programa, inspira-me a que cada dia seja mais um dia de luta e uma pequena vitória de cada vez que me peso.
     Metade do mundo deve ter problemas de peso e a outra metade não se alimenta nem cuida de si devidamente. Para mim perder peso, neste momento, já não é uma obrigação. Felizmente desde Junho que tenho um peso normal que oscilou só um pouco agora no Natal. O que mais me preocupa é a forma como me alimento e cuido.
     Na minha família, sendo do Norte, gosta-se de mesas fartas, abundância de fritos e doces. As minhas comidas favoritas passa por Tripas à Moda do Porto, Peixe frito com arroz de Feijão e doces com muito creme. Ora bem, tudo isto está errado. Se fico feliz de comer perú estufado com legumes, não. Odeio o sabor do perú. Se de manhã umas torradas era o ideal para o meu paladar, sim. Mas não pode ser. Sei que terei esta luta para sempre bem como os concorrentes do programa. Irei ter fases mais magras, fases mais gordas.Mas ainda que me custe comer pouco, praticar exercício diário, beber litros de água e fugir da carne vermelha, a sensação de subir umas escadas sem esforço; comer e não ficar a sentir-me um pote; pesar-me e ver um número aconselhável; medir as tensões/colesterol/massa gorda e ver números dentro da média faz-me continuar. Sei que ganho anos de vida por cada dia que me porto bem.
     Às vezes estampo-me ao comprido com fast food, mas o importante não é nos martirizarmos ou desistir, deve-se apenas saber que se erramos, a melhor forma de se lidar com o erro é acordar no dia seguinte e voltar à rotina saudável.
     Perdi 13kg em 6 meses, recuperei 3kg desde então, porque me pûs à sombra da bananeira. Desde o início do ano que voltei ao meu programa de comer bem e praticar exercício. Perdi 2kg desde então. O objectivo será em Junho estar com 57/58, faltam-me 5kg.
     Acima de tudo quem pretende perder peso e ser saudável deve perceber que tem de ter metas conscientes. Se eu "passasse fome" em Fevereiro teria os 58kg, mas teria danificado todo o meu corpo. Estipulei 1kg por mês, porque sei que haverá dias que serei gulosa e porque não me engano a mim própria. Como perdi já muito peso, o corpo habitua-se e, portanto estes 5kg serão uma dura batalha. Como dizem no Biggest Loser: Portugal da próxima vez que me virem serei capaz de correr 5km seguidos sem arfar.

Sem comentários:

Enviar um comentário