À Vera

     Esta grande amiga que aqui já postei em ares carnavalescos não é nenhuma palhaça como a foto poderia levar a pensar.
     Com ela cresci desde pequenina, como ela costuma dizer em tom de brincadeira "Eu andei contigo ao colo", ainda que tenhamos de diferença de idades uns meros três meses, de facto, essa sua afirmação é bem verdade. Quantas vezes ela não me pegou ao colo em momentos difíceis, me aturou, me enxugou as lágrimas, me ouviu lamentar até ficar sem pingo de paciência. É que eu sou muito chata, sem dúvida.
     A nossa amizade tem tantos anos como nós, 27. Com cabeçadas, com afastamentos mas sempre amigas. Nunca perdemos o contacto e espero que esta relação seja para sempre. Espero ser sempre a sua maluca favorita, pois ela será sempre para mim perfeita, especial ainda que não bata bem da bola às vezes.
     Se for a pensar nas minhas maiores aventuras ela faz parte do quadro. Ambas perdemos amigos que nos eram por demais especiais, ambas sofremos desilusões até uma com a outra. Aprendemos que não somos perfeitas mas temos um coração grande para a nossa amizade.
     Falta-nos tempo na vida para estarmos mais juntas, acredito que ela acorde muitas vezes a pensar em mim, a desejar ir esplanar comigo e que ao longo desse dia o seu peito ande apertado de saudades. É assim que hoje me sinto, com muitas saudades suas.
     Saudades de sermos só as duas, as duas que causavam motivos de conversa na boca pouco sã dos vizinhos, as duas que saiam e chegavam de manhã, as duas que vinham a pé bêbedas da estação a casa guiadas pelas mãos.
     Tenho saudades de quando dormiamos juntas e falavámos falavámos até eu começar a cantar e ela coitada adormecer de cansaço. Adorava o modo como festa da terra era sinónimo de gastar muito dinheiro em divertimentos, correr a festa de um lado ao outro vezes sem conta a ver os meninos giros e, por vezes, chegar à fala e algo mais com eles numa praia de areia branca. Tenho muitas saudades de ser vizinha da Vera e das nossas peripécias serem omitidas do mundo.
     A Vera é perfeita para mim, a nossa amizade guarda histórias maravilhosas, trajectos a duas que nunca nos cansaram, conversas que nunca levavam um ponto final. Recordo os nossos banhos no pátio, a diversão que isso nos dava.
     Revejo a alegria espelhada nos olhos dos nossos pais da nossa pura amizade. A Vera é uma das irmãs que nunca tive, aquela irmã gêmea com quem cresci e que me conhece muito bem. A Vera está crescida, eu também. Já não vamos a festas nem tomámos banhos de mangueira mas estas recordações ficam para sempre connosco.  
     Só as duas sabemos o que já partilhamos e, o que ainda iremos querer partilhar uma com a outra. Gostava que a vida nos ajudasse a manter esta relação, porque o aconchego que ela nos traz ajuda a alma a sobreviver com mais sorriso em cada dia que passa.

1 comentário:

  1. Obrigada AMIGA por estas lindas palavras!! Tenho orgulho em ti. A menina que muitas vezes "peguei ao colo" cresceu e eu orgulho-me muito dela. Rezo para que a nossa amizade nunca acabe. Afinal, bem sabemos que amizades como esta nao existem muitas.

    A pensar em ti!!

    Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar