Cada vez que converso com a minha mãe sobre os stress da minha profissão ela diz-me para ter muita calma e paciência, a verdade é que se eu não fosse paciente ao extremo já tinha perdido a cabeça como alguns colegas perderam. Quem está de fora do sistema educativo não imagina a falta de educação que os míudos têm hoje em dia. Só esta semana posso dizer que fui 2x agredida fisicamente por alunos, um com 6 outro com 9. Mas alguém neste país se interessa? Claro que não. Mas se fosse eu a agredir um aluno, a minha carreira teria chegado ao fim e talvez fosse melhor mudar de país. Dou aulas a alunos de classe social média-alta, cujos papás têm uma boa vida no geral. Os papás a única coisa que aparentam não ter é tempo para educar os filhos. As escolas aconselham-nos a não mandar recados "directos" aos pais, não! Temos de explicar o comportamento selvagem do filho com grandes floreados e claro, é certo e sabido, que no dia seguinte temos uma espera à porta da sala. Das coisas mais estúpidas que alguns pais me disseram foram:
- o meu filho nunca foi mal educado, portanto imagino que a culpa seja sua
- se a senhora é professora tem de saber as estratégias para lidar com tais comportamentos agressivos
- se ele é o melhor aluno da turma que acha que interessa aos pais o comportamento?!
...
Estou farta desta profissão, farta de não sentir nenhuma relação escola-família, como tanto os meus professores da faculdade tentaram frisar. A relação que se pretende actualmente é: tome lá o meu filho e não me conte nada do que ele possa fazer para eu viver a minha vida perfeita!

Sem comentários:

Enviar um comentário