Consumo consciente

Virar vegetariana é um processo longo. Deixar de comer animais é a parte fácil. Sou vegetariana há 1 mês e meio, e há 15 dias que deixei os doces.
Nesta nova fase em que me encontro estou totalmente empenhada em diminuir a minha pegada ecológica. Isso passa por consumir alimentos orgânicos, usar mercados locais de produtores e evitar o desperdício. Hoje fomos em família ao mercado, acredito que a minha filha ganha muito em partilhar desta experiência. Numa das bancas onde comprei verduras pedi ao senhor a rama das cenouras que a cliente estava a pagar e não queria. Ambos olharam para mim tipo "O que é que ela vai fazer com aquilo?", simpática que sou tentei sugerir-lhes que experimentassem usar, olharam-me com ar de coitadinha. A verdade é que eu nunca usei a rama mas sei que dá para usar, estou informada a esse ponto e, portanto claro que quero testar!
Este mês e meio aprendi e pesquisei muito e vocês nem imaginam as coisas que aprendi. Eu sempre me achei boa cozinheira, afinal era limitada como tudo. Uma das cascas que já usei no passado foi de batata e ananás. A primeira assei com sal e fica óptima, a segunda cozi muito tempo e deu uma espécie de geleia. Nunca mais aproveitei a do ananás porque parece-me que temos de ser coerentes, ok uso a casca mas gasto 1h de gás para 50ml de geleia....pois, acho que prefiro deitar a casca fora ou dar aos animais na quinta.
Este verão ganhamos o hábito de guardar  cascas de legumes e vegetais e pão duro e ao fim-de-semana vamos à quinta perto de nós alimentar os animais ou os patos do lago. A Lai delira com dar-lhe comida e acredito que eles também fiquem felizes.
Nem todos vivem perto de mercados de produtores, têm uma quinta de animais, um lago de patos ou possibilidade de comprar orgânico mas quem tem devia procurar começar a trocar, aos poucos e poucos, um dia de cada vez. Ficámos mais felizes, com menos pesticidas e passámos uma mensagem a quem nos rodeia. Podem não a seguir mas pelo menos ficam informados. O saber não ocupa lugar.
De volta ao meu novo estilo de vida, falta-me o tempo que tinha antes de ser mãe para planificar e criar melhores refeições. É sempre a correr, porque ela quer brincar e eu ali ocupada sem lhe ligar, porque os amigos esperam no parque, porque .... Tem sido esse o dilema. Já passei a fase de não saber que raio cozinhar para perceber que me falta tempo (ela está sempre primeiro).
A minha batalha pessoal neste momento é parar de comer fast food vegetariana e cozinhar tudo de raiz.
A dieta detox foi boa enquanto durou porque ao fim de uma semana pesei-me e voltei ao peso habitual 62-63.

Sem comentários:

Enviar um comentário