Em tempos de crise...

Há uns dias fui a Espinho, um pouco depois do 12h apeteceu-me um café e uma água. Dirigi-me a uma das esplanadas/bar/restaurante de praia. Estavam abertos, uma pessoa no interior e outra a limpar as mesas da esplanada. A esplanada não teria mais que 10 mesas. Não havia clientes. Perguntei a quem limpava as mesas se podia me sentar para um café. Fez má cara, disse que estava a limpar. Disse-lhe "e se for só a água pode ser?", mais mil desculpas que não dava jeito tinha de limpar as mesas. Vim-me embora desolada, achei que eu sentar-me numa mesa que ela já tinha passado o pano e servir-me a porra de uma água não lhe traria qualquer prejuízo. Perder negócio pareceu-me um erro absurdo da parte da empregada.

Noutro dia fui a outra esplanada, na Aguda - Chez Maurice, apesar do empregado nunca me ter visto mais gorda foi mega atencioso. Apesar de eu saber que o consumo ali é pago no acto de entrega, ele disse "esteja à vontade que eu já cá passo a receber", fez-me sentir bem enquanto cliente sem pressões de ter de sacar logo do dinheiro, não fosse fugir!

E depois fui a um bar/esplanada, Elevens Caffe em Espinho, onde o empregado já me conhece e à minha irmã e consumimos. Mais tarde ela pediu um copo de água e o empregado disse que tal teria um custo de 20 cêntimos. Ora recusámos e ficámos incrédulas. Já em tempos tinha pago 5 cêntimos não me lembro onde por um copo de água e achei mau, agora 20, um roubo!

E depois há a esplanada onde costumo ir sozinha ver o mar, onde não há pressas, onde a vertente humana está presente, onde é quase como estar em casa, No Name Bar, Miramar. Um descanso!

Sem comentários:

Enviar um comentário