O que tenho andado a fazer?

Ora mais de um ano volvido de estar em casa resolvi acatar os conhecimentos e conselhos do meu mais que tudo e tirar cursos disponíveis online. Aprender é uma das minhas maiores paixões, por mim estudava a vida inteira, só pelo prazer do conhecimento. Queria continuar o curso de Italiano, pois o que andei a tirar já terminei o ano passado; mas acho que cheguei a um ponto em que preciso de aulas presenciais, o básico já sei. E como não há dinheiro, está fora de questão. Quanto ao curso que tirei no Cambridge de Inglês, é um plano ali em stand by, não irei ficar por ali, hei-de morrer com o curso completo, faltam-se 4 anos, o que pode ser reduzido para 2 com muito estudo e propor-me a exame. Como para poder continuar estas formações carecia de ter dinheiro, guardei-as na gaveta para dias melhores.

Depois de uma pesquisa, inscrevi-me então em 3 áreas do meu interesse: economia; alimentação e literatura. Achei que sendo cursos gratuitos e online a coisa seria básica, fácil, rudimentar. Burra! A coisa é difícil, trabalhosa e muitas vezes sinto que me faltam bases para compreender a matéria. Tenho de fazer pelo menos 2h de visualização diária de videos só para conseguir acompanhar as aulas, fora os t.p.c; estudo para testes e demais leituras. Os cursos dão direito a certificados e só passámos de tivermos mais de 60%, são leccionados pelos professores de diversas universidades americanas no meu caso, mas vários países fazem parte do MOOC (Massive online open courses), Em Portugal também existe, estou em lista de espera para um sobre escrita criativa que a Universidade de Coimbra proporciona a custo '0'. É imprescindível para conseguir aprender e passar nos cursos ter algum domínio da língua inglesa.

O curso sobre alimentação chama-se Food for Thought, em linhas gerais, analisámos a publicidade em volta da comida; os componentes dos alimentos; as doenças associadas e os processos de fabricação dos alimentos. Mete muita química, nada fácil para mim, no entanto, estou a adorar, é de todos o meu favorito.

O outro chama-se The Challenges of Global Poverty, e é um bicho de 7 cabeças. Mete muito gráfico, muito número, muito termo de micro e macro economia. É fantástico porque abre-nos horizontes e faz perceber e analisar os factos com dados estatísticos, mas estou a ter sérias dificuldades em avançar.

Estes dois cursos são daqui: https://www.edx.org/

Esta semana irei começar um novo, chama-se Fairy Tales: The origin and evolution of Princess stories, há muito que queria algo neste sentido. Na faculdade tive uma cadeira que se chamava Literatura Infantil, que como era às 8h da matina e sem faltas, eu fui a 2 aulas, uma vergonha. No entanto, quando estudei para o exame, percebi que tinha muito interesse nesse campo. Espero portanto que este curso venha colmatar um pouco essa falta de conhecimento.

Este curso é daqui: https://www.canvas.net/

Portanto o meu pouco, pouco tempo livre tem sido a estudar que nem uma doida, só para meu bel-prazer! Tive mais olhos que barriga e impûs-me estas tarefas, agora quero cumpri-las com mérito, mas digo-vos fizeram-me renascer qual fénix, sinto-me repleta de novos conhecimentos e tenho aprendido mesmo muito.

E é isto que por aqui se tem feito, vejo menos tv e aprendo mais, uma óptima troca! Também continuo mãe a tempo inteiro de uma bebé linda.


Sem comentários:

Enviar um comentário