Profissão Mãe

Ser mãe é a menos conceituada profissão. 
Tens muitos deveres e poucos direitos. 
Acordas com as galinhas mas como não vais apanhar filas de trânsito ou transportes não interessa. 
Dás cabo das costas de tanto colo e tens graves crises de stress mas não tens direito a baixa médica. Trabalhas 24/7 ao longo de 365, sem férias. 
Quando a cria ingressa no infantário não tens direito a subsídio de desemprego. 
Comes mais porque andas enervada e sentes-te sozinha e não há subsídio de alimentação.
Como não lidas com adultos, notas que o teu cérebro está mais lento e que as tuas frases acabam em -inha, "Já comeste a papinha?Não queres mais maminha?Tens fominha?", sentes-te estúpida!
As pessoas olham-te de lado quando dizes que estás em casa com a bebé, devem achar que sou rica para me dar a esse luxo!
Os avisos amarelos dizem que estará frio e tu uma sortuda fechada em casa no quentinho entre cocós e choros.
Ser mãe de profissão é tramado, ninguém nos reconhece como tendo um trabalho cansativo e não remunerado. Um trabalho onde não podemos virar costas ao chefe e onde lhe limpámos o rabo e damos comidinha na boca. 
Um trabalho que nos deixa sem paciência e sem horários de refeições. Um trabalho onde muitas vezes ir trabalhar de banho tomado é um luxo difícil de conseguir. Ser mãe a tempo inteiro traz consigo muita dor de cabeça, porque fizemos tudo o que o chefe queria, às horas que costuma querer e mesmo assim ele está rezingão e não para de reclamar. 
Ser mãe implica pôr-nos em 2º plano quer queiramos quer não, porque o bem-estar do chefe é tudo que nos importa conseguir 24/7. 
Ser mãe é escrever este texto e de 10 em 10 minutos levantar o rabo para ver se o chefe está cobertinho a dormir. 
Ser mãe é um processo que não conseguimos controlar porque o chefe nos controla e nos obedecemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário