A Miss mastiga!

                                                                     Reciclagem

Eu comecei a fazer reciclagem na faculdade. A coisa não correu bem, erámos 6 residentes mais os que por lá pernoitavam e deixou-se de fazer, não havia esforço de todas as partes.

Quando tive casa própria em Lisboa fizemos reciclagem desde o primeiro dia, temos uns baldes de 30 litros para plástico e papel e um mais pequeno para vidro e demais coisas. Também reciclamos as rolhas, lâmpadas, pilhas, consumíveis informáticos e óleo. Doámos ainda vestuário, mobiliário, louças e brinquedos que já não queremos.

Reciclar ocupa espaço principalmente quando se vive num apartamento mas a curto prazo diminuiu a nossa pegada no mundo. Reciclar já faz parte da minha vida e atrapalha-me ir a casas onde não tenho um local próprio para cada material, assim como me chateia que em minha casa as pessoas coloquem o lixo no balde do lixo orgânico e depois lá vou eu separar. Quando vou a casa de alguém pergunto sempre se fazem reciclagem antes de deitar algo fora, é simples! E quem vive numa moradia pode ainda se dar ao luxo de fazer compostagem do lixo orgânico e assim criar adubo para a sua horta (algo que há anos tento incentivar o meu pai a fazer)!

Muitas pessoas têm a teoria que os caixotes do lixo ficam longe, que pagam a taxa do lixo, que aquilo depois é tudo misturado, que não sabem reciclar. Ora bolas! Hoje em dia toda a gente tem carro e se vão às comprinhas e afins de carro custa muito levar o lixo? Pagámos a taxa do lixo, pois pagámos já viram a pegada ecológica de cada um de nós, assustador! Não me parece que vão misturar plásticos, com papel com vidro, há uma separação porque esses materiais, muitos deles, terão uma nova vida! E não saber reciclar...ahahahah sabem usar tablets, tlm's, internet e não sabem ler?

A maioria das pessoas que me rodeia não reciclam por PREGUIÇA, COMODIDADE, é bem mais fácil pôr tudo no mesmo saco e já está! A quem não recicla gostaria que experimentassem 1 mês reciclar o máximo de coisas possíveis, vão ter noção da quantidade de lixo que fazem e espero que reflictam se não valeria a pena algum desse material poder ter uma segunda vida. E comecem também por tentar dar uma segunda vida ao vosso próprio lixo, há ideias giríssimas de reaproveitar material, inspirem-se https://www.facebook.com/ReciclagemJardinagemEDecoracao ( não é minha a página, mas é daqueles que vale a pena perder tempo a ver e imitar as ideias).

E agora com os presentes de Natal porque não guardar os papéis de embrulho para reutilizar mais tarde?

Sem comentários:

Enviar um comentário