Tiny vs Giant House

     Eu vivi durante mais de 18 anos numa casa com apenas 5 divisões para 3 pessoas, não tínhamos sala.  O meu quarto até aos 10 anos era quarto e sala e depois passou a ser assim o dos meus pais. Na nossa casa de banho cabiam 2 pessoas com esforço e na cozinha esticando um braço podia tocar em tudo. No entanto, cada coisa tinha o seu devido lugar e nunca vivemos amontoados em coisas. Durante todo esse tempo sempre sonhei ter uma casa enorme, com muito espaço amplo. 
      Quando fuí para a faculdade vivi num T3 duplex, por isso havia espaço para tudo e todos. Com o passar dos anos os meus pais ampliaram a casa e hoje temos sala e se eu lá estiver e tentar falar para o quarto dos meus pais, mesmo gritando há a possibilidade de não ser ouvida. Temos espaço para tudo, mas a minha mãe insiste que nunca sabe de nada!
      A minha própria casa em Lisboa é um T3 por isso para duas pessoas tem espaço de sobra, agora deparámo-nos com uma bebé a caminho e as coisas ficam um pouco mais apertadas mas apenas porque estamos mal habituados ou porque temos bens a mais. 
       Adoro ver no youtube vídeos sobre pessoal com casas minúsculas e como aproveitam os espaços. Acho genial e não me canso de imaginar ter uma casa assim. Digamos que sonhei durante anos com um enorme espaço amplo para viver e hoje em dia compreendi que grande só é sinónimo de mais trabalho e afastamento das pessoas. Há divisões da minha actual casa onde posso passar dias sem entrar, porque não tenho nada a fazer lá. O único espaço pequeno que alguma vez vi ao vivo super bem aproveitado foi os T0 do Dolce Vita Coimbra, tão bonitos!
       Tendo de preparar um quarto para a Lai ficámos sem uma divisão com a única função de escritório, e onde era o office é agora um amontoado de caixas, livros e coisas de bebé por arrumar. Se olhar em volta consigo perceber que cabia uma família de 8 pessoas a viver aqui, haveria espaço para todos. 
      Não gosto de coisas compactas, gosto de espaços vazios, tipo nos quartos basta uma cama, uma cómoda e o resto vazio, não uso adornos, somente velas. Na sala exclui, no último ano, 2 mesas que tinha de suporte, ficando só com a de jantar e sofá. A cozinha será a divisão mais atulhada, gosto de ter muita coisa em frascos de vidros, mas não tenho qualquer bibelô excepto um pato amarelo que era da senhoria e guardei por piada. No wc tenho uma prateleira por cima do lavatório com os produtos de higiene do dia-à-dia, mas uma vez tirei tudo de lá e pûs só uma vela e ficou bem mais bonito, mas como não era prático voltaram os produtos. O meu corredor tem apenas um espelho, velas e um cabide, costumava ter tapete mas desisti, ganhava 3x mais pó. As velas gosto de acender à noite como que para iluminar o caminho da sala para os quartos, mas tenho verificado que ganham tanto pó, que acho que vão ser arrumadas. Gosto mesmo muito de tudo simples e mesmo assim desespero quando é para limpar a casa, nunca consegui fazer tudo bem feito num único dia. Quando é para a cozinha é quase uma tarde só para isso. Perde-se muitas horas a limpar uma casa grande e passado pouco tempo é só cotão no chão.
        Com o passar dos anos percebo que ter menos coisas é ter mais qualidade de vida, e procuro sem dúvida cumprir essa regra, pretendo criar a minha filha sobre esse princípio. Comprei-lhe já algumas coisas, mas de roupa limitei-me a comprar 10 peças. Recebi ofertas da família no Natal e muitas coisas emprestadas, acho que nada lhe vai faltar e acredito mesmo que há roupas que nunca chegará a vestir. Acho que passado uns 3 meses de a Lai estar no mundo já saberei melhor o que lhe faz verdadeiramente falta, agora ainda estou um pouco na fase de que não quero que lhe falte nada. A ver vamos...


Deixo-vos uns links de casas pequeninas para sonharem um bocadito:





Sem comentários:

Enviar um comentário