Não foi planeado pois não?

     Esta é a pergunta que já ouvi de várias pessoas ao longo da gravidez e que me deixa com os cabelos em pé. É óbvio que foi planeado, desejado e reflectido o assunto antes de sequer engravidar. Senão vejámos:

Parei com a pílula em Outubro de 2011, avisámos ambos os pais que o íamos fazer mas que tal não significava que íamos tentar engravidar, era só para desabituar o corpo. Em Dezembro de 2011 tive consulta com a médica de família e informei-a da minha decisão. Nos meses que se seguiram procurámos saber se algum do nosso historial clínico poderia impedir-nos de ter um filho saudável. Em Maio, em decisão conjunta decidimos parar de usar protecção. Em Agosto engravidei.

Se nos perguntarem se andávamos atentos ao meu período fértil, sim tinha tudo anotado, sabia sempre em que altura estava o meu ciclo, mas se nos questionarem se nos meus dias mais férteis tínhamos o cuidado de ter relações para aumentar as possibilidades de engravidar, isso não. Estávamos a aproveitar o facto de eu me sentir muito melhor fisicamente por ter parado com a pílula, estávamos felizes e conscientes que acabaríamos por engravidar. Não houve stress de medir temperaturas; ser naquela data porque havia mais possibilidades; começar com ácido fólico para ir prevenindo... Só sabíamos uma coisa se sem usar protecção durante 12 meses nada acontecesse, faríamos testes médicos para saber se tínhamos algum problema que nos impedisse de fazer um bebé.

Assim sendo, se em mais de 10 anos de vida sexual activa nunca abortei; nunca tomei a pílula do dia seguinte; nunca tive comportamentos de risco, porque raio ía começá-lo a fazer aos 28 anos? 
Engravidei porque quis, porque o desejávamos, porque nos faltava dar esse passo tão querido pelos dois.

Já agora deixo-vos o conselho, pode ser útil. Os únicos sustos que apanhei na vida foi de 2x que me esqueci de tomar a pílula. Em ambos os casos fuí falar com um farmacêutico e perguntar a sua opinião se deveria tomar a pílula do dia seguinte. Por muita sorte de ambas as vezes não precisei porque foi imediatamente nos dias que se seguiram ao fim do meu período e segundo os especialistas nos 3 dias seguintes ao fim da menstruação as possibilidades de engravidar são quase nulas. Pois fiquem sabendo que eu engravidei no 1º ou 2º dia a seguir à minha menstruação. E isso fez-me pensar que no passado muita coisa podia ter corrido mal. 

(Cara irmã, se leres isto e visto que estás a entrar naquela fase da adolescência de novas experiências, pf usa sempre protecção, não queiras que a tua vida desabe por um desejo carnal momentâneo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário