Conta-me como foi...

     Tenho uma paixão secreta por séries históricas. Adorava voar até à época dos reis, usar espartilhos, perucas e revisitar outros costumes.
     Depois de devorar Downton Abbey e Mildrer Pierce, ando pela Conta-me como foi. É a descrição da realidade dos meus país, das mulheres que abriram caminho para a liberdade que tenho hoje.
     É incrível perceber que alguns dos preconceitos da época de 70 ainda hoje fazem sentido.
     Obrigado às mulheres que em 60's, 70's e 80's abriram as portas para a minha realidade presente.
     Alguns frases da minha mãe fazem agora mais sentido, porque de facto ela cresceu nessa mentalidade. Recordo-me que uma das coisas que marcou o meu primeiro namoro aos 16 anos foi eu querer ir a uma disco no Carnaval em Espinho e os meus pais disserem que eu só podia ir se o meu namorado fosse. Na minha mente fazia sentido dizerem-me o oposto. Mas na mente da minha mãe se assumi um compromisso, tenho de o fazer valer e respeitá-lo, uma das formas de respeito é só ir a algum lado se o meu companheiro for.
     12 anos volvidos sobre esta história e estando eu agora com o marido ausente, as palavras delas repetem-se, "não tens nada que sair se o J. não está, assumiste um compromisso, se querias andar a sair com este e aquele deixavas-te estar quieta". E eu desespero para a fazer compreender que os tempos mudaram, que homens e mulheres podem ser amigos, que o J. não se importa que eu saia.
     Pouco depois de eu nascer o meu pai emigrou para África do Sul e lá ficou cerca de 2 anos, nesses dois anos a minha mãe casada e com uma filha, não tinha autorização do meu avó para sair de casa sozinha, nem para ir ao banco. Gostaria que a minha mãe que critica isso que passou, tivesse uma mente mais aberta, até porque me conhece e sabe que sempre sai e fiz o que me ia na gana, e foi à custa do seguir o meu coração que hoje tenho uma relação feliz.
     Em suma, a série Conta-me como foi dá um retrato fantástico do quanto a sociedade evoluiu e a Rita Blanco faz um papel a meu ver genial.
     E lembrei-me disto porque hoje vou sair e ouvi o sermão da minha mãe pela centésima vez!

Se souberem mais séries históricas que aconselham digam por favor.

Sem comentários:

Enviar um comentário