Aos pais

     Incentivem as vossas crianças a ler.
    
     Um livro é um tesouro que podemos levar para todo o lado e partilhar a custo zero. Ler faz-nos sonhar, faz-nos encarnar personagens e esquecer o mundo em redor. Podemos ser alpinistas, crianças,  músicos, ..., podemos ser quem quisermos!
     Motive as crianças a ler, faça com elas uma base de dados dos livros que lêem numa cartolina, o tempo que demoraram, um resumo da história, uma imagem. Crie estratégias, leia para eles se forem pequeninos ou estimule-os a ler se forem crescidos.
     Conheço poucas pessoas que gostem de ler, ou melhor, muitas dizem que gostam, mas poucas o fazem.
    Nalguns jornais saem coleções de contos, comece por aí, ensine-os a colecionar e a ler o que colecionaram.
     Comigo o gosto pela leitura começou graças ao JN Magazine, todos os domingos o meu pai o comprava e eu lia sempre um ou dois artigos. Isto com uns 12 anos. Antes porém já comprava os livros de Uma Aventura e o Clube das Chaves.
     Comecei por pedir para fazer as coleções dos livros que saíam ao domingo e assim foi até há uns 3 anos atrás quando terminei a minha última coleção. Já adulta inscrevi-me no Círculo de Leitores, recebi livros de pessoas que se queriam desfazer deles, pedi nos aniversários e natais outros tantos e com isto nunca parei de ler. Todos os dias leio um pouco, nem que seja uma página mas tem de ser, faz-me bem à alma. De todos os livros que tenho só uma coleção não foi lida, é uma enciclopédia da História de Portugal do José Matoso, de resto leio e guardo. Espero sinceramente que os meus filhos saibam dar valor à quantidade de livros que a mãe lhes guardou e devorem as suas palavras.
     Se eu tivesse posses comprava um livro todas as semanas, felizmente graças a uma doação que recebi ainda tenho muito para ler.
     Livros tenho muitos mesmo, se quiserem ler algum terei todo o gosto em vos emprestar!

Sem comentários:

Enviar um comentário