Hoje e ontem foram os dias que resolvi pegar na máquina fotográfica e descarregar fotos para o blog. Pois é, ontem já era e hoje já lá vai também. A semana passou a voar. Entre cinema, jantares, cafés... Esta era também a semana que eu tinha decidido fechar-me em copas para o convívio social. Pelo menos uma coisa importante levei a sério estes últimos dias, melhorei a minha alimentação, pratiquei quatro vezes exercício e consegui controlar "os meus amores" sem gritar.
     É o terceiro ano que dou aulas, primeiro que fico colocada (provisoriamente) e noto o calo a chegar. Recordo-me que no primeiro ano, na minha EB1 nº3 de Famões (que já nem existe), naquelas duas salitas de aulas, os meus gritos ecoavam pela rua. E atenção eram só 45 minutos por dia. Ainda bem! Senão várias otites aquelas crianças teriam adquirido.
      O ano passado, tinha dez turmas o que se revelou uma missão impossível para com o meu sistema nervoso. Andei enervada ao extremo, ora porque trabalhava pouco, ora porque ao fim de 2h estava de rastos...aquela turma A2 nunca me sairá da cabeça. E vejo-os hoje em dia e, eles tão queridos dão-me beijinhossssss e só me apetece apertar-lhes a goela.
      Actualmente tenho vários momentos semanais, confesso que para minha grande felicidade vocal já não grito. Mas lido muito mal com crianças "burras", falta-me paciência maternal. Fervo em pouca água, mas respiro muito fundo, sento-me e trabalho com o olhar aquilo que a cabeça vai formulando. E eles percebem bem o ódio, o desespero, o stress que a professora espelha. Tem sido uma técnica que coloquei em prática este ano, quase sempre resulta. Os momentos mais felizes do meu dia são quando fico sentada na minha secretária e os meninos estão em total silêncio, concentrados no trabalho e colocam o dedo no ar pedindo licença para vir tirar uma dúvida. Não consigo ainda muito este fenómeno, mas tal como o nome indica fenómeno é uma coisa rara...
      A ver vamos o que "os jovens" me reservaram para amanhã!!!

1 comentário:

  1. Pois isso dos gritos depende...eu calo não me falta e, no entanto, de vez em quando lá sai um berro daqueles...depende muito do feitio da pessoa...
    Mas ainda há momentos assim...em que parece que tudo se encontra em equilíbrio: os alunos a trabalhar, concentrados e nós a observá-los a pensar. É bom e muito, muito raro. Nesses momentos torno-me crente :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar